domingo, 5 de maio de 2013

Conheça: Banda 3éD+

Inaugurando a seção CONHEÇA!!!

Conheça um pouco mais sobre os artistas que fazem a cena musical no ABC Paulista.

 
Um breve histórico sobre a banda:

Clique por TheThel C. no Gambalaia - Santo André/SP
 
O duo paulistano formado em 2005 que conta com Leandro Lima na bateria e Dom Orione na guitarra e vocais, se define como uma mistura de insanidade, amor e doses homeopáticas de tentações! O 3éD+ surgiu de uma idéia do baterista Leandro, quando convenceu Dom Orione à montar com ele uma banda de “dois”. A proposta era montar um repertório com músicas autorais e tocar para o maior número de pessoas possível. Logo, decidiram fazer o registro das primeiras “canções” e gravaram dez músicas em duas horas no estúdio, tudo ao vivo.
 
Apesar da falta de experiência e da baixa qualidade da gravação, muita gente na época gostou do resultado, o que acabou abrindo espaço para alguns shows. Conforme uma descrição feita pelo guitarrista/vocalista, Dom Orione, ouvindo às músicas do 3éD+ é possível sentir nos berros e na força da bateria a vontade de dois amigos que mantém uma grande amizade nutrida pelo desejo de tocar Rock’n’Roll.


Sobre o show:

Conferi o show que o 3éD+ fez em Santo André, no Gambalaia Espaço de Artes, no dia 21/04, e tenho somente elogios à fazer! Gostei muito da apresentação deles, foi muito enérgica e me emocionou bastante. Posso dizer que, quem é fã de rock de verdade, rock puro e do bom, não tem como não gostar! Mas acho que quem é cheio de paradigmas e frescuras musicais deva torcer o nariz, talvez por não entender o trabalho que eles estão fazendo ali.

Perguntei à banda se isso rola mesmo, das pessoas torcerem o nariz ao assistirem um show deles e me disseram que nesse show em Santo André, perceberam que rolou uma identificação muito positiva com o público e isso facilitou na hora da apresentação, e que nem sempre é assim pois, já tiveram shows que haviam 5 pessoas na platéia e ao terminar a segunda música o lugar já estava vazio... coisas do ofício!

A apresentação começa com a música ZUMBI, com uma ótima execução instrumental e uma letra digamos... engraçada. Perguntei se a música era em homenagem aos filmes de zumbis e eles me disseram que na verdade, essa música tem uma mensagem oculta, fala sobre muita gente por ai que cola em você igual zumbi. Dom me disse que gosta de ser sutil ao escrever, por mais "inocente" que algumas músicas possam soar, sempre encontra um modo de incluir uma mensagem a mais. Bem, essa é a verdade por trás da música mas, para mim, fala de zumbis te perseguindo e querendo te devorar!!!
 

Momento em que Dom decide ver
o público do alto! - Por TheThel C.
Na sequência, a música O CORAÇÃO, cheia de gritos alucinantes e frases como "Quero te matar... comer seu coração...". Perguntei se a música foi feita após uma decepção amorosa e Dom Orione respondeu que sim, que foi inspirada em uma decepção amorosa de quando era mais jovem, e deu risadas... Achei a música bem no estilo do Rogério Skylab e perguntei se eles curtiam o som maluco e o estilo dele. Responderam que gostam do trabalho do Skylab, e que já foram em shows dele, mas que essa música não tem nenhuma ligação com a obra do Rogério.

E para a surpresa de todos, durante o show a corda da guitarra de Dom estourou e ele não a trocou. A platéia ficou pasma ao vê-lo tocando com a corda estourada. Achei louco, muito rock'n'roll! Perguntei por que não trocou a corda e ele me contou que, na verdade, não tinha corda reserva e que estão acostumados a lidar com imprevistos... e que a música não pode parar, nunca! Sim, concordo com ele!

E o 3éD+ tem um guitarrista/vocalista super teatral e cheio de presença no palco. Ao tocarem a música ASSASSINO, Dom Orione corre pelo palco, se ajoelha, faz diversas performances na interpretação da música. A platéia ficou bem surpresa, mas parecia estar gostando. Perguntei à banda se a performance "teatral" e louca do Dom foi ensaiada ou espontânea, e se sempre rola ao tocar essa música. O próprio me respondeu que é difícil explicar sobre isso, porque é um sentimento que surge quando a toca e acha que a própria música exige isso, não só dele, mas também para o baterista Leandro, que toca a bateria de um jeito bem diferente, e tudo isso junto é o que dá o clima para a música... disse que tudo ocorre naturalmente, sem planejarem.



Por TheThel C.
Uma música que gostei bastante, e digo que na minha opinião é a mais legal da banda, é a PÔR DO SOL. Começa com um grito forte e eficaz, que logo já agita o público, e depois você vai percebendo uma letra que fala de amor, mas com peso. Os riffs de guitarra são muitos bons e o arranjo musical ao todo é ótimo, no melhor estilo de rock setentista.

Perguntei aos rapazes se essa música é mesmo inspirada no rock setentista e disse ainda que eu podia fazer uma comparação com o estilo que a banda Cachorro Grande, da qual gosto muito, faz hoje em dia. Dom me disse que gosta sim da Cachorro e que já foi em vários shows deles e que essa música é bem rock setentista mesmo, que ele já estava com o riff na cabeça durante algumas semanas, ouvindo bastante coisas do Hendrix e da Janis, e depois ele e o Leandro terminaram a música juntos. Dou os parabéns ao 3éD+ pela excelente apresentação dessa música!
 
E teve um momento muito legal e emocionante no show, quando tocaram a música O SOL. Com um início mais lento e dramático, depois crescendo o instrumental até um grito louco do vocalista, a banda disse que essa música era dedicada às pessoas que tiveram uma perda em sua família. Disseram que a canção foi feita porque tiveram recentemente perdas na família e de pessoas próximas, que acabaram chamando de  família também. Depois de se sentirem sufocados e querendo colocar para fora os sentimentos, fizeram a música, querendo passar uma mensagem positiva para quem a ouvisse. Acham que a intenção é essa, tocar no sentimento do público e  acreditam que estão conseguindo passar tudo o que sentem e honrar as pessoas que se foram.
 
Um dos momentos em que Dom Orione faz
uma performance de joelhos - Por TheThel C.
O fechamento da apresentação foi nota mil! Realmente o 3éD+ mostrou todo vigor e energia que possuem na execução da música SAMBA! Mistura de gritos insanos, letra interessante e sem contar que a platéia fez toda a diferença! Causou estranhamento para mim quando eles anunciaram o nome da música, SAMBA, e de repente o Dom pede para a platéia gritar "Eu quero ser o seu pesadelo". Pensei: "Ui... por que samba???". Pedi para me contarem sobre a música e sobre a idéia da participação do público em sua apresentação. Disseram que sempre é a música de despedida, e acham que ser o sonho de alguém é fácil, que é fácil você agradar à todos com poesia, o difícil é lidar com a realidade, com a perda, com as angustias e frustrações. E acham que não vivemos uma vida bonita e com flores igual certas bandas andam cantando por ai, acham que a realidade é dura e, o que era pra ser um sonho, se torna um pesadelo porque quase nunca conquistamos nossos objetivos! Falaram que a música tem esse nome porque o começo lembra um samba e que são péssimos para dar nome as músicas. Dom falou que sempre pede  a participação de quem estiver por perto, não só nessa hora do show. Eles acreditam que  a troca entre a banda e os amigos que vão aos shows é uma coisa única, um grande momento... que ali você pode gritar, você pode espernear e é sobre isso que cantam, porque é o que vivem!
 

Parabéns, vocês são D+!!! - Por TheThel C.
Percebi uma ótima aceitação da platéia durante o show. Eu particularmente adorei o vê-los ao vivo, muita energia e presença de palco. Dei os parabéns aos meninos ao final da apresentação e eles me disseram que pessoas ali foram ótimas e que só tinham a agradecer a presença de todos que saíram de casa em um domingo frio e foram ao Gambalaia assistir as bandas que ralam para fizer o seu melhor. É isso ai 3éD+, vocês nos agradecem e eu os agradeço por trazer o som de vocês aqui para o ABC e esperamos vê-los por aqui mais vezes! Vocês são D+!!!


Quer conhecer mais e ouvir os sons do 3éD+? É só acessar: https://soundcloud.com/3edmais e https://www.facebook.com/3edmais !

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie sua opinião!